Os Estados Unidos sancionaram o ex-vice-primeiro-ministro da Rússia Vladimir Potanin, de acordo com o que avança, esta quinta-feira, a agência France-Press.
Potanin, de 61 anos, que ocupou o cargo quando Viktor Chernomyrdin era primeiro-ministro, é um dos homens mais ricos do país. O responsável assumiu este papel no governo russo quando Boris Yeltsin, que antecedeu ao 1.º mandato de Vladimir Putin, era presidente do país.
Segundo as agências de notícias, também o banco comercial russo Rosbank foi sancionado. O banco foi comprado, no início deste ano, por uma sociedade controlada por Potanin, a Interros.
A invasão russa – justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.