DANIEL SANTANA ANUNCIA CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO AO AUTISTA PARA SÃO MATEUS
O prefeito de São Mateus, Daniel Santana, acompanhado pelo representante do Grupo Mateense Autista, Fábio do Nascimento, anunciou, na tarde desta sexta-feira (08), que em breve o Município terá um Centro Municipal de Atendimento ao Autista, que funcionará no prédio do antigo Pronto Socorro. A estrutura será equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários.
O projeto de reforma e adequação do prédio, assinado pela engenheira da Prefeitura, Grasieli Ferreira, já está pronto e as obras serão iniciadas já no próximo mês. “Nos baseamos no Centro de Referência de Recife, que é um dos melhores do Brasil” – observou Grasi.
“É mais um resultado da parceria com o governador Casagrande e com o deputado Da Vitória, que é coordenador da Bancada Federal em Brasília. Esse Centro está nascendo a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para quem mais necessita do Poder Público” – destacou o prefeito Daniel Santana.
“É um sonho que está se realizando” – frisou Fábio do Nascimento, que junto com a esposa, Patrícia Andrade, é uma das referências na luta por políticas públicas para os autistas.
*O ESPECTRO AUTISTA*
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neuropsiquiátrica que afeta o desenvolvimento neurológico e o comportamento. É caracterizado por uma variedade de desafios sociais, de comunicação e comportamentais que podem variar em intensidade. O termo “espectro” reflete a ampla variação na apresentação e gravidade dos sintomas entre os indivíduos com autismo.
Os sintomas do autismo geralmente se manifestam na infância, embora possam ser percebidos mais tarde, dependendo da gravidade. Alguns dos sinais comuns incluem dificuldades na interação social, dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interesses restritos ou comportamentos repetitivos.