Faltando pouco mais de seis meses para o início das Convenções partidárias onde os partidos escolherão seus candidatos a Prefeito e Vereador(a), (a partir de 20 de julho) O Pré-candidato pelo PSB de Ecoporanga, Zé Luiz, fala pela primeira vez sobre o processo eleitoral e os planos do partido no município de Ecoporanga.
RP: Zé Luiz, como se deu a sua ida para o PSB? Partido do Governador Renato Casagrande?
ZL: Em junho de 2017, eu fui sondado pelo Presidente da Executiva Municipal do PSB de Ecoporanga, Eduardo Muquy sobre a possibilidade de ingresso no partido, a principio tivemos uma boa conversa e nesta conversa ele me revelou que estava falando em nome do Renato Casagrande, eu disse que não tinha dificuldade alguma em me filiar no partido, até mesmo porque sempre tive um bom relacionamento com o Renato desde a sua primeira eleição para Governador, bem como participei e votei nele na sua reeleição. Me recordo que neste mesmo mês de junho, estive no seu escritório em Vila Velha acompanhado do Eduardo e ali, após uma longa conversa eu assinei minha ficha de filiação no PSB que foi abonada pelo Renato.
RP: Nesta conversa ficou acertado alguma coisa em relação a sua pré-candidatura a prefeito? Ouve alguma conversa sobre 2020?
ZL: Nesta primeira conversa não, o convite foi para que eu fosse para o PSB! Essa questão da pré-candidatura, foi sendo construída aos poucos, com calma, com diálogo, junto das principais lideranças do PSB, deixando o tempo se encarregar sobre isso.
RP: Quando surgiu a conversa dentro do partido sobre lançar o seu nome como pré-candidato do PSB em Ecoporanga?
ZL: Isso aconteceu após as eleições para governador, o partido me orientou para que eu me movimentasse da melhor forma possível dentro do município, em agosto de 2018 tivemos uma reunião com a Executiva Estadual do partido e ali em comum acordo com a Executiva Municipal do PSB, ficou acordado que o partido iria ter candidatura majoritária e que eu seria o nome do partido.
RP: Chegou 2020, como estão as alianças e as conversas com as lideranças e os partidos na cidade?
ZL: Veja bem! Eu sempre tive um bom relacionamento com todos os partidos e com a lideranças do nosso município, o Democratas (DEM) da Dep. Federal Norma Ayub e do Dep. Estadual Theodorico Ferraço, foi o primeiro partido a abraçar este projeto, depois tivemos uma longa conversa com a Presidente Municipal do PT em Ecoporanga, Luzeni Mendonça e com o ex-prefeito Pedro Costa, estamos conversando com o PDT do ex-candidato a prefeito, Ezequiel e com outros partidos e lideranças da nossa cidade.
RP: Como o senhor está construindo está aliança com partidos de esquerda e da direita?
ZL: Dentro do nosso projeto não existe isso de esquerda e de direita! Existe uma convergência de ideias! Existe respeito! Acima dos partidos estão as pessoas, as militâncias, as ideias! O brasil sofre muito com essa questão de víeis ideológico! Eu torço muito para acabar com essa coisa que para ser candidato a pessoa tenha que se filiar a partido político! Atualmente o Brasil conta com 35 partidos e cerca de 75 em processo de formação junto ao TSE. Isso cria uma confusão terrível na cabeça das pessoas!
RP: A gente ouve falar que se o senhor se eleger o senhor será um segundo Pedro Costa, como o senhor interpreta isso?
ZL: ….rsrsrs educado? Respeitador? Gentil com as pessoas? Nestes aspectos eu me vejo parecido com o Pedro sim! Eu só não posso ser comparado com corrupto e gente mentirosa, o resto, podem me comparar com quem quiserem! Eu nunca fui prefeito de Ecoporanga, nunca ocupei cargo no Executivo Municipal, eu não posso ser comparado com ninguém! Os meus adversários querem colocar defeitos em mim toda hora! Eu tenho postura! Eu não preciso me exceder para tomar alguma providência necessária, autoridade é diferente de autoritarismo.
RP: Sobre a atual gestão, como o senhor avalia?
ZL: Veja bem! Na condição de pré-candidato, eu não posso fazer uma avaliação da atual gestão, quem precisa avaliar é o povo! A saúde está bem? A educação está bem? Os agricultores estão sendo atendidos sem discriminação? A cidade evoluiu na questão de empregos e geração de renda? Tudo isso quem precisa avaliar é o povo! Agora se você me perguntar se nós temos propostas para o município, ai sim! Eu vou te responder que temos! Propostas bem diferentes do que foram e que estão sendo apresentadas pela atual gestão! Nós temos uma linha de raciocínio formada quanto ao desenvolvimento da cidade! Por meio do PLANEJARECOPORANGA, obtivemos mais de 600 participações de pessoas da nossa cidade! Mais de 2.000 mil sugestões em todas as áreas do poder público! As nossas ideias bateram com as outras ideias recebidas! A gente vê que o povo quer mudança.
RP: Quais são as suas propostas para o desenvolvimento de Ecoporanga?
ZL: Veja bem, quando terminou a eleição passada para prefeito, eu voltei para a minha vida comum, fui cuidar das minhas coisas! Entretanto eu nunca deixei de lado esta questão do desenvolvimento de Ecoporanga, em momento algum fiquei perseguindo a atual gestão, hoje eu posso te garantir que na hora certa, nós iremos convidar toda a sociedade e mostrar os projetos! Iremos mostrar também de onde virão os recursos para implantar esses projetos! Por hora não é o momento de apresentar nada! Vou respeitar a atual gestão até o momento das campanhas! Na hora certa iremos provocar esse debate!
RP: De que forma o senhor pretender governar a cidade caso seja eleito?
ZL: Com certeza não será pelas redes sociais! O nosso secretariado será escolhido a dedo! Não vou fazer “acordos” para lotear a prefeitura! Cada secretário(a) terá que desempenhar o seu papel e mostrar resultados! Se não mostrar que é competente, eu exonero sem problema algum! Não vou ficar refém de ninguém! Vou ter uma equipe muito mais técnica que política! Eu quero resultados! Eu estarei muito envolvido com o Governo do Estado e com o Governo Federal! Eu vou atrás de recursos e liberação dos nossos projetos nas secretarias do Governo do Estado e nos Ministérios do Governo Federal, estou trabalhando para ser prefeito e não secretário. Eu sei por onde eu vou começar, sei muito bem o que fazer nesta prefeitura.
RP: A sua pré-candidatura têm o DNA do Governador Renato Casagrande?
ZL: Claro que sim! Não somente pelo fato de pertencer ao mesmo partido do Governador, como também pela nossa amizade! O Governador sabe quem são seus verdadeiros aliados em Ecoporanga! O Governo do Renato, foi o Governo que mais investiu na cidade! No entanto, na eleição de 2014 ele foi traído pelo atual prefeito e o seu grupo político, eles apoiaram o ex-governador Paulo Hartung! Mesmo assim o povo de Ecoporanga ficou com o Renato e essa parceria foi reafirmada na última eleição para Governador em 2018, quando Renato teve cerca de 70% dos votos na cidade, novamente o atual prefeito ficou contra o Renato e apoiou a Senadora Rose de Freitas, o compromisso do Governador não é com o prefeito! O compromisso do Governador é com o povo capixaba! É com o povo de Ecoporanga! Não é com o prefeito! 80% dessas obras na cidade, isso se deve ao primeiro mandato do Governo Casagrande e ao seu segundo mandato, se o Renato fosse uma pessoa vingativa e truculenta, você acha que ele iria continuar os investimentos na cidade? Claro que não! Imagine você agora, um prefeito do mesmo partido do Governador, amigo, quem vai ganhar com isso? É lógico que é a cidade! Quais foram as obras estruturantes que o Governo Paulo Hartung fez em Ecoporanga? Alguém se lembra? Olha que o atual prefeito sempre foi seu aliado, o governo PH, muito pelo contrário, dificultou a gestão do ex-prefeito Pedro Costa (PT) não permitindo que as obras viessem para a cidade, dai eu pergunto: Quem se beneficiou politicamente disso?
RP: Suas considerações finais.
ZL: Peço a Deus muita sabedoria e proteção, eu tenho um sonho de poder contribuir muito mais com essa cidade e com a nossa gente! Eu não vou prometer nada do que eu possa cumprir, não vou fazer acordos obscuros com ninguém para ser eleito, não vou vender minha alma e a minha dignidade em troca do “poder”, nem tão pouco jogar no lixo o meu nome e o nome da minha família, não vou mudar no meio do jogo para conseguir a confiança das pessoas! Eu sou isso que todos conhecem, simples, de fala mansa, respeitador, correto com as pessoas, sabendo me impor e dar ordens sem ofender ninguém, eu estou determinado a fazer diferente, se for para ser mais um, prefiro cuidar da minha vida e da minha família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui